O CÉREBRO E SEU COMPORTAMENTO

  O cérebro adulto humano pesa aproximadamente 1,350 gramas, corresponde a aproximadamente 2% do peso corporal, consome 20% do oxigênio do organismo em repouso. O mesmo tanto que consome toda musculatura esquelética também em repouso. Possui um forma ovóide e ocupa a porção superior da caixa craniana, que o protege das agressões externas. O cérebro acha-se dividido por sulco profundo, que o divide em dois hemisférios esquerdo e direito, que são unidos em sua parte média pelo corpo caloso e por outros tratos comissuras menores.

Contém aproximadamente 10 a 14 bilhões de neurônios. Cada neurônio tem de 10 elevada a terceira potência a 10 elevada a Quarta potência de conexões sinápticas em sua superfície celular.

O sistema nervoso central (S.N.C.) é formado pelo cérebro e medula espinhal.

 Funções de Sistema Nervoso:

Memória, inteligência, afetividade, sensibilidade consciente, motilidade voluntária, linguagem escrita e falada.

O sistema nervoso periférico (S.N.P.) é constituído por fibras que ligam o sistema nervoso central ao receptor, no caso da transmissão de impulsos sensitivos, ou ao efetor, quando o impulso é motor. O SNP traz a informação sensorial ao SNC e leva informações motoras provenientes deste. O sistema nervoso autônomo (S.N.A.) enerva

os órgãos internos. Os receptores sensoriais, nestes órgãos, também levam informações de volta ao SNC, tanto indiretamente, via nervos aferentes quantos indiretamente, via hormônios liberados por exemplos a atropeptina do coração. É a parte do sistema nervosos que funciona sem a intervenção da vontade, sendo capaz de regular as funções orgânicas, tais como a atividade cardíaca, a distribuição do sangue pelo corpo, os processos digestivos, a secreção das glândulas.

O sistema nervos autônomo compreende dois sistemas. O sistema nervoso SIMPÁTICO e o sistema nervoso PARASSIMPÁTICO. Apesar de ambos funcionarem paralelamente, apresentam centros e distribuição diferentes e reagem diversamente em face às drogas farmacológicas.

Sistema Nervoso Simpático: Está representado anatomicamente pelas cadeias nervosas e pelos gânglios, estando relacionados com regulação da atividade da musculatura cardíaca, da musculatura lisa e de várias glândulas. As cadeias estão a cada lado da coluna vertebral e se estendem desde da primeira vértebra cervical até a última sacra. Os gânglios simpáticos são de volume variável e forma muito irregular. Este não é um sistema independente, pois existem fibras que estabelecem comunicação com os nervos raquidianos (ramos comunicantes). As fibras pré-ganglionares correm pelo tronco simpático e ingressam no gânglio celíaco (plexo solar) ou nos mesentericos, ponto de partida das fibras que enervam estômago, fígado, baço, intestino e bexiga urinária.

Sistema Nervoso Parassimpático: Necessita independência anatômica, pois seus centro se encontram uns no encéfalo e outros na região sacra. As fibras se unem a certos nervos cranianos e as de origem pélvica utilizam o nervo pélvico.

A massa cinzenta no SNC contém os corpos celulares, enquanto a substância branca consiste principalmente de axônios mielinizados. Entretanto, existem alguns poucos corpos celulares neuronais na substância branca.